Integração

O Ministério de Integração têm como objetivo o acompanhamento das pessoas, desde o momento em que visitam a igreja pela primeira vez, até o ponto de tomarem a decisão de fazer parte da família Esperança. Este processo é composto por 7 etapas descritas abaixo e ilustradas no gráfico:

1. Primeiro Passo – Recepção:

a. A pessoa visita a igreja em um dos nossos cultos e preenche um cartão de visita;

b. A responsabilidade de preenchimento do cartão azul é da equipe de Recepção;

c. Caso alguém faça uma decisão a equipe de Colheita irá fazer a abordagem e preencherá desta feita o cartão verde que será anexado ao cartão azul pela secretária antes de enviar ao Programa de Integração.

 

2. Segundo Passo – Cadastro:

a. No dia seguinte o cartão é recolhido pela secretária e o nome da pessoa é cadastrado no sistema de membros no computador da secretaria;

b. Uma carta é preenchida e enviada para o endereço da pessoa;

c. O cartão da pessoa é encaminhado ao Programa de Integração.

3. Terceiro Passo – Contato

a. O diretor do Programa de Integração vai selecionar os cartões e preencher uma Ficha de Acompanhamento para dar início ao programa;

b. Caso a pessoa tenha feito uma decisão, a Ficha de Acompanhamento será preenchida e encaminhada diretamente à equipe de discipulado;

c. As Fichas de Acompanhamento dos visitantes que não fizeram uma decisão serão encaminhadas à equipe de telemarketing que fará o primeiro contato telefônico. Neste contato iremos:

i. Agradecer pela visita;

ii. Preencher uma pesquisa sobre a igreja;

iii. Saber se a pessoa é crente ou não:

(1) Se for crente, procuraremos saber se a visita foi apenas por curiosidade, por convite para um programa especial ou se a pessoa está à procura de uma igreja. Neste caso, tentaremos marcar uma visita para maiores esclarecimentos;

(2) Se a pessoa for descrente tentaremos agendar uma visita.

iv. Em ambos os casos a visita será marcada imediatamente. Nota: A visita será marcada conforme a disponibilidade (dia e horário) da pessoa.

d. Todas as informações serão colocadas na Ficha de Acompanhamento que será encaminhada novamente ao diretor do Programa de Integração:

i. Se a visita foi marcada o diretor vai passar a ficha para a Equipe de Evangelismo correspondente. (teremos equipes disponíveis para todos os dias da semana e nos períodos da tarde e noite);

ii. Se a pessoa é cristã e não está à procura de uma igreja a Ficha de Acompanhamento será arquivada no Arquivo Morto;

iii. Se a pessoa é descrente e não tem o mínimo interesse em Cristo a Ficha de Acompanhamento será arquivada no Arquivo Morto;

iv. Se a pessoa for descrente e não quer receber visita no momento mas se mostrar interessada para o futuro, a ficha será arquivada no Programa de Integração.

 

4. Quarto Passo – Visita

a. O líder da Equipe de Evangelismo vai receber a Ficha de Acompanhamento e será responsável para que a visita ocorra.

b. Após a visita o líder deve preencher a Ficha de Acompanhamento informando o resultado da visita, ou seja, se ouve ou não uma decisão;

 

5. Quinto Passo – Discipulado

a. O diretor do Programa de Integração com o resultado da visita em seu poder dará prosseguimento da seguinte forma:

i. Encaminhará para um dos discipuladores a Ficha de Acompanhamento do novo convertido, que agendará pessoalmente com ele a primeira etapa de discipulado que é o curso do Evangelho de João;

ii. Caso o novo convertido aceite o discipulado o diretor do Programa de Integração deverá providenciar junto à secretaria da igreja a mudança de status da pessoa que passará de visitante para “participante”;

b. Após terminado esse processo o discipulador devolverá a ficha devidamente preenchida ao Programa de Integração;

c. Caso houver rejeição ao discipulado o discipulador vai colocar na ficha as observações e devolver ao Programa de Integração de onde será encaminhada ao Arquivo Morto.

 

6. Sexto Passo – Batismo:

a. O diretor do Programa de integração, com os nomes dos que já terminaram o curso de João, irá formar uma nova turma para o curso “Caminhando com Deus”® que preparará o discípulo para o batismo.

b. Após o curso o professor animará o crente a receber o batismo bíblico e devolverá a Ficha de Acompanhamento ao Programa de Integração com as informações do candidato.

c. Se a pessoa aceitar o batismo, o diretor do Programa de Integração irá agendar uma data com o pastor.

i. Em seguida a pessoa será direcionada ao Corpo Diaconal para uma entrevista e receberá todas as informações sobre a data e os procedimentos para o batismo.

ii. Após o batismo o certificado será preparado e uma data de entrega pública será marcada.

iii. O diretor do Programa de Integração providenciará para que as informações do batismo sejam colocadas no cadastro da secretaria da igreja.

d. Se a pessoa estiver insegura quanto a observância deste mandamento ela será animada a permanecer frequentando os cultos e as aulas até que decida se batizar.

 

7. Sétimo Passo – Membresia

a. O diretor do Programa de Integração encaminhará o novo batizado para a classe “Caminhando com o Povo de Deus”® para que seja preparado para a membresia da igreja.

b. Após o término do curso, o diretor do Programa de Integração apresentará os nomes ao Conselho dos Diáconos para que sejam marcadas as entrevistas com os candidatos.

c. Na Assembléia os candidatos serão apresentados, recomendados pelos Corpo Diaconal e votados pela igreja.

d. O diretor do Programa de Integração providenciará para que o status da pessoa muda para membro no cadastro da igreja.

e. Aqui termina o “Programa de Integração”.

Maiores Informações

8 + 1 =