História

Conheça nossa história

Os primeiros anos

O missionário Marvin Fray já trabalhava no Brasil há mais de 20 anos quando conheceu o Sr. Wilbur Peters presidente da até então Cristhian Foudation (atual P&B Fundation), que o desafiou a participar de um projeto totalmente inovador, inédito e audacioso: Iniciar uma igreja em um lugar bem estratégico na maior cidade da América Latina.

Com sua equipe formada, o Pr. Marvin passou a orar e procurar tal local, até que em 1989 uma propriedade foi colocada a venda bem em frente à estação Santa Cruz do metrô, no bairro de Vila Clementino. (A foto ao lado mostra os dois lotes com suas antigas construções).

Certos que era a mão do Senhor que preparara tal local, o Sr. Peters comprou a propriedade e doou para a igreja e não foi somente isso, também contratou um dos melhores arquitetos especializados em templos religiosos o Dr. Walfredo Thomé, para fazer o projeto e a execução de toda a obra. E foi assim que a Esperança, pela graça do Senhor recebeu toda sua estrutura física.

Antiga Construção do Terreno

Antiga Construção do Terreno

Obras em andamento

Obras em andamento

O nome

A primeira decisão que precisaria ser tomada era encontrar um nome que por si só chamasse a atenção dos que transitassem pela rua. O nome escolhido pela equipe foi: ESPERANÇA, por ser algo que todo ser humano anseia. Imediatamente, faixas foram colocadas anunciando o início de um novo local para se cultuar ao Senhor. De posse da propriedade a equipe adaptou a casa da direita para servir como salão de culto e salas de aula. Assim, no dia 8 de outubro de 1989 foi realizada a primeira Assembléia onde foi oficialmente organizada a Igreja Batista Esperança. Na (foto 2) vemos o então irmão Sergio Moura, atual pastor, a frente da igreja juntamente com outros irmãos em um domingo de programação no ano de 1991.

 

Construção

As obras foram avançando e aos poucos o prédio começou a tomar forma. Mesmo em meio às obras os cultos e programações também iam se intensificando (Note na foto 3 o prédio já aparecendo). Foram muitas conferências com duração de até 15 dias ininterruptos, programas especiais para casais, jovens, adolescentes e crianças.

 

Inauguração do templo

Finalmente, no ano de 1995 realizamos o culto de dedicação do novo templo. Tivemos naquele dia, entre visitantes e membros das igrejas coirmãs um número aproximado de 500 pessoas para adorar ao Senhor por seus grandes feitos. Naquela ocasião tivemos a grata participação do casal Peters (patrocinadores do projeto) ao centro e o Dr. Walfredo (engenheiro) à sua extrema direita.

Fachada em 1991

Fachada em 1991

Patrocinadores e o engenheiro da construção

Patrocinadores e o engenheiro da construção

Atualmente

Hoje a fachada está terminada como nesta última foto, e louvamos a Deus por esta bênção. O projeto que temos é de fato audacioso: nosso alvo principal é de iniciarmos igrejas na grande São Paulo da mesma forma que foi feito conosco. Por isso a igreja criou um fundo chamado PLEXcapital (Plano de Expansão na Capital), esse fundo é abastecido com 20% de todas as entradas de dízimos e ofertas especiais que a igreja recebe. Dinheiro esse que só será sacado quando for iniciado outro projeto. A Esperança tem como princípio de reprodução o texto que afirma: “de graça recebestes, de graça dai” (Mat. 10:8). Com essa filosofia, no ano de 2000, a Esperança comprou dois sobrados no bairro do Tatuapé (ao lado do Metrô) e iniciou sua primeira igreja filha a Igreja Batista Esperança no Tatuapé.

Com total infra-estrutura, ar condicionado e estacionamento próprio, o moderno templo da sede está capacitado a acomodar 800 pessoas confortavelmente. A Igreja Batista Esperança está de portas abertas a todos aqueles que procuram um relacionamento mais profundo com o Deus Todo-Poderoso.

Membros

Igreja Batista Esperança

Fachada atual

Participantes