Escola Bíblica Dominical

Ensinando para transformar vidas

Tendo em vista a grande necessidade de se aplicar as verdades da Bíblia em todas as áreas e etapas da vida, a Igreja Batista Esperança, elaborou um currículo diversificado, visando poder suprir essa necessidade para toda sua membresia, independente de sua idade.

Abaixo você encontrará um quadro contendo a divisão com cada grupo de estudo em nosso ministério de ensino.

Berçário (0 a 2 anos)

Além de cuidarmos dos bebês enquanto os pais participam da EBD, as crianças aprendem pequenas histórias bíblicas, aprendem a cantar, orar na hora do lanche, etc. Também são realizadas atividades como: brincadeiras educativas, união e companheirismo, tudo isso visando estimular na criança um caráter cristão.

Principiantes (5 a 6 anos)
Essa faixa etária é subdividida em duas turmas. Na primeira turma as crianças aprendem sobre a pessoa de Jesus Cristo e seus feitos neste mundo, aprendem sobre algumas das parábolas de Jesus, e sobre a importância de se falar com Deus através da oração. Na segunda turma as crianças aprendem sobre o cuidado que Deus tem com seus filhos, a importância da família, e também aprendem sobre como Jesus, sendo Deus, conhece todas as nossas ações e pensamentos, bem como nossas palavras. Neste grupo o tempo de duas horas é dividido entre atividades manuais, instrução bíblica e descanso para o lanche.
Juniores (10 a 12 anos)
Também divididos em três subgrupos, esta turma estudará em primeira etapa sobre a fé, principalmente enquanto o povo de Israel caminhava em direção à terra prometida, e durante a conquista dessa terra. Na segunda etapa aprenderão sobre Davi que foi rei de Israel, o templo, e conhecerão outros personagens bíblicos. Na terceira etapa aprenderão sobre a importância de Jesus na vida do homem, e sobre a igreja.
Jovens (18 a ...)
A partir desta idade temos outro grupo de jovens, estes agora, um pouco mais maduros, com outros pensamentos e preocupações da vida como: a vida profissional, os negócios, noivado e casamento etc. Nessa hora é muito importante que eles recebam uma orientação bíblica e não somente isso, mas que também tenham um acompanhamento, para que possam buscar ajuda em momentos difíceis. Nota: o grupo de jovens também se reúne em dias de semana para eventos sociais e espirituais.
Casais (... a 65 anos)
Muitos são os problemas enfrentados pelos casais, ex: criação de filhos, finanças, filhos adolescentes, drogas na família, brigas, separações e divórcio. Com nossa EBD, tentamos preparar nossos casais para saberem como enfrentar esses problemas buscando a solução divina e não a solução humana. Esse grupo além de se reunir para estudar a Bíblia também se reúne eventualmente para retiros e passeios em família.
Maternal (3 a 4 anos)
Com tempo estimado em duas horas, as crianças executam trabalhos manuais, individual e em grupo. Aprendem a participar do grupo respeitando os direitos e deveres uns dos outros. Recebem instrução bíblica de cidadania e civismo, aprendem histórias bíblicas, e cânticos, tudo isso num currículo elaborado especialmente para essa idade com período de duração que cobre os 2 anos. Uma parte do tempo é reservada para descanso onde eles recebem lanche e suco.
Primarios (7 a 9 anos)
Nesta faixa temos uma subdivisão em três grupos. O primeiro grupo aprenderá sobre o princípio do mundo, ou seja, a criação de todas as coisas, também vão estudar os milagres que Jesus realizou, aprenderão sobre o amor de Deus e em consequência disso aprendem a adorar o Deus verdadeiro, criador do céu e da terra. O segundo grupo conhecerá alguns personagens bíblicos como por exemplo: José e Davi, e baseados em fatos acorridos com estes personagens aprenderão sobre a importância da obediência e submissão a Deus, e ainda conhecerão um pouco mais do ministério terreno de Jesus. O terceiro grupo aprenderá sobre a vida de Moisés e sua incrível viagem até a terra prometida, esse grupo irá começar a estudar algumas verdades da Bíblia. Para esse grupo o tempo de duração também é de duas horas, com a mesma divisão dos grupos anteriores.
Adolescentes (13 a 17 anos)
O tempo de aula para esse grupo é de aproximadamente uma hora. Nesse período procuramos instruir o adolescente não apenas com teorias mas principalmente com a prática da Palavra. Com o avanço da ciência, nossos adolescentes tem acesso precoce a certas informações, bem como são incentivados por colegas e pela mídia a experimentarem os “prazeres” da vida, como: drogas, sexo, rebeldia contra as autoridades. Assim, a Escola Dominical, entra como aliado aos pais na sublime tarefa de preparar o adolescente para uma vida saudável. Nota: Esse grupo tem programações não somente aos domingos, mas também aos sábados, com eventos sociais e palestras avulsas com pessoas especializadas.
Mulheres
Devido a um grande número de mulheres que se convertem, mas infelizmente seus maridos não, a igreja iniciou uma classe especial para mulheres. Essa classe é composta de mulheres que frequentam a igreja sozinhas, divorciadas, separadas, viúvas e solteiras. Os assuntos bíblicos oferecidos em sala de aula visam atender às necessidades emocionais e espirituais dessas mulheres, preparando-as para exercer um ministério efetivo e muito produtivo na igreja.
Idade de Ouro (65 a ...)
Com a chegada da idade denominada por nós de “idade de ouro”, muitos homens e mulheres acham que estão esquecidos, que não resta mais área de atuação para eles, provocando muitas vezes um sentimento de solidão e desprezo. Isso não acontece aqui, pois, a Palavra de Deus tem não apenas orientação para essa faixa etária, como tem também uma mensagem de conforto e esperança, trazendo para o idoso a condição para tratar com o desânimo, solidão e depressão.