O pastor Sergio Ramos de Moura e sua esposa Celia Moura, casaram-se em 1979,  ano em que ela recebeu a Cristo como Salvador.  Em 1981 ele também entregou sua vida, ambos se batizaram em 1983 e tornaram-se membros da Igreja Batista em Vila São Pedro onde permaneceram até meados de 1989.  Foi ali que aos pés do Pr. Jerry Donald Ross o casal foi discipulado e preparado para o ministério pastoral.  No extinto Instituto Bíblico Batista Independente sob liderança do pastor Ross receberam as instruções acadêmicas que os prepararam para o ministério.  Em 1988 em um acampamento o pastor Sergio foi profundamente tocado sob sua chamada para ingressar na carreira ministerial.  Com muito receio por sua inexperiência aceitou o convite da igreja para assumir a direção dos trabalhos durante os anos 1988-1989, quando foram cooperar com a edificação da Igreja Batista em Jardim Maria Virgínia.

Em 1991 conheceram o projeto Esperança e seus corações foram profundamente tocados e,  convidados pelo missionário Marvin Fray, tornaram-se membros da igreja em abril do mesmo ano.   Na época seu filho Júnior estava com 8 anos, hoje casado com Paula e o Diogo tinha apenas 4 anos, hoje casado com Ana Carolina.

Em 1992 foi ordenado diácono,  ministério em que foi atuante até meados de 1994, quando a  igreja  em Assembleia do dia 28/08/1994 aprovou seu nome para ser o primeiro pastor nacional de equipe pastoral.

Depois de um período de experiência a igreja convocou em 21/10/1995 um Concílio de Pastores para examiná-lo.  Concílio esse que foi presidido pelo Pr. Dorivaldo Soares e que após as deliberações decidiu recomendar à igreja para que prosseguisse com a ordenação. Sendo assim,  no dia 12/11/1995 a Igreja Batista Esperança o ordenou ao Santo Ministério da Palavra, trabalhando sob a liderança do Pr. Marvin.  No ano de 1999 o Pastor Marvin passou definitivamente a presidência da igreja ao Pastor Sérgio,  posição que ocupa até os dias de hoje.

O pastor foi membro da diretoria nacional e professor de clínicas do Evangelismo Explosivo de 1997 a 1999, lecionando em várias igrejas do Brasil.  Também tornou-se professor de Teologia Sistemática, Evangelismo e Homilética no SBE (Seminário Batista Esperança).

Foi tesoureiro (2006-2007) e presidente (2009-2010) da Ordem dos Pastores Batistas Regulares do Estado de São Paulo.  Em 2008 o pastor cursou dois módulos: “Como desenvolver equipes de alta performance” e “Lider Coach” na Escola Superior de Propaganda e Marketing.